Aulas de Física e Química

A tua Energia I...

Consumo Energético

Para uma máquina eléctrica funcionar, é necessário fornecer-lhe energia eléctrica. Se analisarmos por exemplo o funcionamento de uma máquina de lavar roupa, concluimos que a máquina efectua várias tarefas diferentes ao mesmo tempo, gastando uma determinada quantidade de energia em cada uma delas.

Do total de energia fornecida à máquina, esta utilizou uma parte para aquecer a água e rodar o tambor com a roupa. A restante energia foi utilizada na produção de ruído e de vibração. Do ponto de vista do utilizador...

- ... a energia consumida para aquecer a água e o tambor é útil, uma vez que são tarefas indispensáveis para lavar a roupa colocada na máquina;

- ... a energia consumida em ruído e em vibração, bem como a energia térmica "perdida" para o meio, é energia dissipada (desperdiçada) pela máquina, uma vez que não queremos que a máquina de lavar efectue ruídos, vibre ou perca energia para o exterior.

PUB

Em resumo:

Podemos então concluir que, de toda a energia fornecida à máquina, ela aproveita uma parte para realizar as tarefas que pretendemos - energia útil -, e desperdiça a restante - energia dissipada. A soma da energia útil com a energia dissipada corresponde ao total de energia fornecida à máquina:

Energia Fornecida = Energia Útil + Energia Dissipada




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits