Aulas de Física e Química

A tua Energia I...

Rendimento Energético

O rendimento energético de uma máquina é a relação entre a quantidade de energia útil e a energia fornecida. Se uma máquina apresenta um elevado rendimento, isso significa que desperdiça pouca energia, enquanto uma máquina com um baixo rendimento desperdiça grande parte da energia. Sempre que compramos uma máquina devemos ter em conta o seu rendimento, consultando a etiqueta de Eficiência Energética. A imagem seguinte representa a etiqueta de eficiência energética de um frigorífico.

No caso deste frigorífico, ele apresenta uma eficiência energética do tipo "A", o que significa que este desperdiça apenas uma pequena quantidade de energia. Em comparação com este, um frigorífico do tipo "G" desperdiça uma grande quantidade de energia.

PUB

Como calcular o Rendimento Energético

O Rendimento energético pode ser facilmente calculado, através da expressão:

O rendimento é sempre apresentado em % e quanto maior o valor do rendimento, menos energia é desperdiçada pela máquina. Uma máquina com um rendimento próximo de 100 % desperdiça menos energia do que uma máquina com um rendimento próximo de 0 %.

Como interpretar o valor do rendimento energético calculado?

O frigorífico da imagem seguinte tem um rendimento de 90%:

Rendimento do Frigorífico: 90%

Sendo o rendimento de 90 %, isso significa que em cada 100 J de energia fornecidos à máquina, esta utiliza 90 J. Os restantes 10 J são dissipados.




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits