Aulas de Física e Química

A tua Energia I...

Transferências de Energia

As transferências de energia sob a forma de calor podem ocorrer por três processos diferentes:

- Condução;

- Convecção;

- Radiação.

Condução

Considera a situação representada na imagem seguinte:

Quando aproximas um objecto metálico de uma fonte de calor, todo ele aquece rapidamente. Mesmo que apenas uma das pontas do objecto esteja directamente sob a chama, a outra ponta também sofrerá um aumento de temperatura. Isto acontece porque o calor é conduzido ao longo de todo o metal, provocando-lhe um aumento de temperatura. A este processo designamos por Condução.


No que toca à condução de energia, consideram-se dois tipos de materiais:

- os bons condutores térmicos, como por exemplo os metais, pois neles a energia sob a forma de calor é facilmente conduzida de uma extremidade à outra;

- os maus condutores térmicos ou isoladores térmicos, como a madeira e o plástico, pois neles a energia sob a forma de calor tem dificuldade em propagar-se pelo material;

Procura agora explicar por que motivo deves utilizar colheres de pau enquanto cozinhas, e não deves utilizar colheres de metal!

PUB

Convecção

A Convecção é um processo de transferência de energia sob a forma de calor que apenas ocorre em meios fluídos - líquidos ou gasosos. A figura seguinte mostra uma panela com água que está a ser aquecida:

A água que se encontra por baixo, junto à chama, é aquecida e a sua temperatura aumenta. Como está mais quente, torna-se menos densa que a água fria e por isso tem tendência a subir para a superfície, obrigando a água fria a descer. Esta, ao descer, é aquecida e vê por isso a sua temperatura aumentar. Torna-se menos densa e sobe até à superfície, obrigando a água que se encontra à superfície a descer para ser aquecida. Formam-se assim correntes de água quente a subir e correntes de água fria a descer. A estas correntes dá-se o nome de Correntes de Convecção. Desta forma, toda a água sofre um aumento de temperatura.


Procura agora explicar por que motivo os aquecedores devem ser colocados junto ao solo e nunca junto ao tecto, enquanto os aparelhos de arrefecimento, como os de ar condicionado, devem ser colocados junto ao tecto e não no solo.

Radiação

Qualquer corpo que se encontre a determinada temperatura emite radiação térmica. O Sol emite ondas electromagnéticas (radiação) que chegam até ao planeta Terra e o aquecem.

Quando apanhamos Sol, sentimos o corpo a aquecer, pois recebemos a radiação emitida pelo Sol. Neste caso há transferência de calor por Radiação.




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits