Aulas de Física e Química

Laboratório de Química I

Natural e Sintético

A variedade de materiais existentes à nossa volta é tão grande que, por uma questão de organização, aprendemos a classificá-los, para melhor os distinguir, e essa classificação pode ser feita de diferentes formas. Podemos por exemplo clássificá-los consoante a sua origem em Materiais Naturais ou Sintéticos.

Material Natural

Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza e pode ser directamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o oferece - Material Natural Não Manufacturado - ou pode ser transformado de modo a poder ser utilizado - Material Natural Manufacturado.


Como exemplos de Materiais Naturais Não Manufacturados temos:

Materiais Naturais Não Manufacturados

Pepita de Ouro

Madeira

Estes materiais provêm directamente do meio natural e não sofreram qualquer transformação. Temos como exemplo o ouro e a madeira das árvores.

Como exemplos de Materiais Naturais Manufacturados temos:

Materiais Naturais Manufacturados

Anel de Ouro

Mobília

Estes materiais resultam da transformação de materiais naturais não manufacturados, de forma a poderem ser utilizados pelo ser Humano. Temos como exemplo os anéis e a mobília de casa.

PUB

Material Sintético

Um Material Sintético é totalmente produzido pelo Homem em laboratório e não extraído directamente da Natureza. Temos como exemplo:

Materiais Sintéticos

Nylon

Polietileno

Estes materiais não são extraídos directamente da Natureza, pois são totalmente produzidos em laboratório.




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits