Aulas de Física e Química

O Som e a Luz...

A Absorção do Som

As salas de espectáculos, como cinemas ou teatros, são geralmente muito espaçosas. Se não forem tidos em conta alguns aspectos, pode ocorrer no interior destas salas o efeito de eco e seria bastante desagradável assistir a um filme ou a uma peça de teatro e ouvir constantemente o eco de todos os sons emitidos na sala. Como já deves ter reparado, é habitual estas salas terem as paredes revestidas de tecido ou de cortiça. Estes materiais são colocados para minimizar o efeito de reflexão do som e, consequentemente, o eco, pois absorvem o som. Eis um exemplo de uma sala de espectáculos onde é possível ver o revestimento utilizado nas paredes para absorver o som e assim minimizar a sua reflexão:

Sala de espectáculos da Casa da Música

Também nas nossas casa temos um conjunto de materiais que absorvem o som, sendo os mais importantes os tecidos das cortinas, dos tapetes e dos sofás e as plantas:

PUB

Bons Isoladores Sonoros e Bons Condutores Sonoros

Bons Isoladores Sonoros são materiais nos quais o som tem dificuldade em propagar-se. São exemplos destes materiais a cortiça, a borracha e a lã de vidro. Estes materiais são normalmente utilizados entre na construção de apartamentos, para impedir que o som se propague entre as diferentes casas, dando mais privacidade aos moradores. Bons Condutores Sonoros são materiais nos quais o som se propaga a grande velocidade. São exemplos destes materiais o betão, o alumínio e o ferro.

Bons Isoladores Sonoros

Lã de vidro

Cortiça

Bons Condutores Sonoros

Betão

Ferro




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits