Aulas de Física e Química

O Som e a Luz...

Dispersão da Luz

Quando caminhas pela floresta e tens oportunidade de ver um raio de luz que consegue passar pela folhagem das árvores, rapidamente te apercebes que esse raio de luz é esbranquiçado:

De facto, é habitual dizer-se que a luz proveniente do Sol é luz branca. Contudo, no século XVII, Isaac Newton observou que esta luz branca resulta da combinação de diferentes cores. Ele verificou que quando um raio de luz branca atravessava um cristal ou um prisma óptico, era dividido em diferentes cores, ao que se dá o nome de Dispersão ou Decomposição da Luz.

Isaac Newton (1643 - 1727)

Dispersão de um raio de luz branca por um prisma óptico.

Desta forma, Newton conseguiu explicar um fenómeno natural que há muito deixava as pessoas intrigados - o arco-íris:

O arco-íris forma-se quando um raio de luz branca atravessa uma gota de água, deixando ver todas as cores que o constituem. As cores presentes num raio de luz branca são as indicadas em seguida:

PUB

Luz e Cor

Das cores apresentadas acima, há três que são fundamentais e que combinadas permitem obter todas as outras. São elas o Vermelho, o Verde e o Azul.

Tal como é possível ver no esquema acima, onde se mostram três lanternas com a mesma intensidade mas com cores diferentes:

- Vermelho + Verde = Amarelo;

- Vermelho + Azul = Violeta;

- Azul + Verde = Azul Claro;

- Vermelho + Verde + Azul = Branco.

A Cor dos Objectos

A cor de um objecto resulta da cor da luz que este consegue reflectir. A luz que o objecto é capaz de reflectir depende:

- do material de que é feito o objecto;

- da cor da luz que ilumina o objecto.

Por exemplo, uma rosa vermelha consegue absorver todas as cores excepto o vermelho, que reflecte. Quando olhamos para a rosa a luz captada pelos nossos olhos é vermelha pois é a única que a rosa está a reflectir:

Para objectos de outras cores, a conclusão é semelhante:

Vermelho

Verde

Azul

Amarelo

Violeta

Azul Claro

Objectos Brancos e Objectos Pretos

Os objectos brancos não absorvem nenhuma cor, reflectem todas as cores - o branco resulta de uma mistura de todas as cores. Os objectos pretos absorvem todas as cores, não reflectem nenhuma - O preto é a ausência de cor.

Objectos Brancos

Os objectos brancos reenviam todas as cores da luz branca.

Objectos Pretos

Os objectos pretos não reenviam nenhuma das cores da luz branca.

PUB

Simulador

Neste simulador podes combinar as três cores principais para obteres outras cores diferentes e podes também utilizar filtros de luz:

Faz o download do simulador aqui:

Simulador de Luz e Cor

Nota: Depois de descarregares o ficheiro, clica sobre o ícone do ficheiro com o botão direito e selecciona a opção "Abrir com... >> Java (TM) Platform".




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits