Aulas de Física e Química

O Som e a Luz...

A Refracção da Luz

Observa atentamente as imagens seguintes e, se tiveres oportunidade, tenta recriá-las em tua casa:

A colher, o lápis e a régua parecem partidos, quando de facto não estão.
Porque motivo os vemos assim?

A Luz propaga-se a diferentes velocidades em diferentes meios materiais. À passagem da luz de um meio material para outro no qual se propaga a velocidade diferente dá-se o nome de refracção. Quando ocorre refracção a luz pode sofrer um desvio na sua direcção e é por isso que temos a ilusão de que a colher, o lápis e a régua estão partidos.

PUB

Passagem da luz de um meio rápido para um meio lento

No ar, a luz propaga-se a uma velocidade muito maior do que na água ou no vidro. Quando passa do ar para a água sofre um abrandamento na sua velocidade de propagação e pode sofrer uma mudança de direcção, consoante o ângulo de incidência na superfície de separação entre os dois meios:

Imagem do livro "FQ8 - Sustentabilidade na Terra - Edições ASA".

Neste caso o raio de luz desviou-se da direcção original e aproximou-se da linha normal à superfície de separação entre os dois meios no ponto de incidência da luz.

Passagem da luz de um meio lento para um meio rápido

Quando passa da água para o ar sofre um aumento na sua velocidade de propagação e pode sofrer uma mudança de direcção, consoante o ângulo de incidência na superfície de separação entre os dois meios:

Imagem do livro "FQ8 - Sustentabilidade na Terra - Edições ASA".

Neste caso o raio de luz desviou-se da direcção original e afastou-se da linha normal à superfície de separação entre os dois meios no ponto de incidência da luz.

E quando a luz incide perpendicularmente à superfície de separação entre os dois meios?

Quando a luz incide perpendicularmente à superfície de separação entre dois meios, ocorre refracção mas não ocorre mudança de direcção da luz:

Imagem do livro "FQ8 - Sustentabilidade na Terra - Edições ASA".




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits