Aulas de Física e Química

A tua Energia II...

Protecção de Instalações Eléctricas

Os cabos eléctricos da rede pública de energia que "transportam" a corrente eléctrica até nossas casas são constituídos por três condutores (fios), cada um deles com uma função diferente.

- Fase (F) – ligado ao potencial mais elevado. É neste fio que habitualmente se ligam os interruptores.

- Neutro (N) – ligado ao potencial mais baixo.

- Protecção (P) (ou fio de terra) – Faz a ligação à terra e só é percorrido por corrente eléctrica no caso de o aparelho avariar.

Os fios Fase e Neutro fecham o circuito eléctrico. Estão ligados directamente aos componentes eléctricos e é por estes que, em condições normais, a corrente eléctrica passa.

O fio de Protecção, também chamado de fio de terra, serve apenas para proteger o utilizador do equipamento eléctrico, no caso de ocorrer alguma avaria. Este fio apenas conduz a corrente eléctrica no caso de mal funcionamento do equipamento, evitando que o utilizador sofra um choque eléctrico. Este fio encontra-se ligado à terra, ao solo, já que este "absorve" a corrente eléctrica, permitindo assim dissipar a corrente eléctrica em caso de mal funcionamento do equipamento.

PUB

Ocorrência de Curto-Circuitos

Os curto-circuitos ocorrem geralmente devido à falta de isolamento dos fios de Fase e Neutro que entram em contacto um com o outro. Desta forma, a corrente atravessa um circuito que não oferece resistência (ou oferece uma resistência muito reduzida) à sua passagem. Nesse caso, e uma vez que a resistência é muito baixa, a Intensidade de Corrente atinge valores muito elevados, podendo provocar um sobreaquecimento dos fios eléctricos e, consequentemente, dar origem a um incêndio. Na imagem abaixo está a ocorrer um curto-circuito:

Os fios de Fase e Neutro estão em contacto directo, provocando uma elevação da Intensidade de Corrente que atravessa o circuito (neste caso superior a 500 A), e levando ao sobreaquecimento dos fios.

Outros Equipamentos de Protecção das Instalações Eléctricas

Para além do fio de Protecção, há outros equipamentos utilizados para proteger as nossas instalações eléctricas. São eles o Corta-circuitos fusível e o Disjuntor.

- O Corta-circuitos fusível existe nos equipamentos eléctricos que utilizamos diariamente. É constituido por um fio muito fino, que se funde e quebra quando atravessado por Intensidades de Corrente excessivas, abrindo o circuito e impedindo assim que a corrente eléctrica danifique a máquina e provoque sobre-aquecimento dos fios. Caso tal se verifique, o corta-circuitos fusível deve ser substituido.

- Os disjuntores são interruptores electromagnéticos que se desligam automáticamente em caso de sobrecarga do circuito. Caso tal se verifique, não é necessário substituir o disjuntor, mas é necessário rearmá-lo.




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits