Aulas de Física e Química

A tua Energia II...

Indução Electromagnética (Produção de Corrente Eléctrica)

Em 1831, o físico e químico britânico Michael Faraday fez uma descoberta muito importante, a qual ainda hoje é posta em prática para produzir corrente eléctrica.

Descobriu que era possível produzir corrente eléctrica movendo um íman no interior de um fio enrolado. Chamou-lhe corrente induzida.

A alteração da posição do íman (e do campo magnético por este criado), leva a que os electrões da espira (representados a azul) procurem novas posições em relação ao íman. Cria-se desta forma corrente eléctrica alternada, uma vez que os electrões efectuam movimentos cíclicos, alternados - ora se deslocam num sentido, ora no outro, consoante o movimento do íman.

PUB

Produção de Corrente Eléctrica em larga escala

A corrente eléctrica "alimenta" as nossas casas é produzida nas centrais eléctricas, por intermédio de alternadores. Nestas centrais, um íman gira no interior de uma bobine gigante, efectuando 50 rotações por segundo. Este é o valor da frequência da corrente alternada, 50 Hz. Isto significa que a cada segundo que passa, os electrões efectuam 50 ciclos de movimento consecutivos. A produção de energia eléctrica numa barragem ocorre aproximadamente como se mostra no video seguinte:

A água faz girar uma turbina e associada à turbina encontra-se um íman que gira com esta. O íman encontra-se na proximidade de uma bobine, produzindo-se desta forma corrente eléctrica alternada por indução. Nas centrais termoeléctricas, embora com diferenças quanto ao modo de fazer girar a turbina, o processo é bastante semelhante ao demonstrado no video.


Podes utilizar o endereço fornecido em seguida para descarregares para o teu computador um simulador de electromagnetismo:

Simulador de Electromagnetismo

Nota: Depois de descarregares o ficheiro, clica sobre o ícone do ficheiro com o botão direito e selecciona a opção "Abrir com... >> Java (TM) Platform".




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits