Aulas de Física e Química

A tua Física...

Movimento Rectilíneo Uniforme (M.R.U.)

O Movimento Rectilíneo Uniforme (M.R.U.) ocorre quando um corpo se desloca ao longo de uma trajectória rectilínea e sempre da mesma forma, ou seja, sempre com a mesma velocidade. O exemplo seguinte representa um automóvel que se move com Movimento Rectilíneo Uniforme (ao longo de uma trajectória rectilínea e com velocidade constante).

O conteúdo desta página necessita de uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Neste exemplo, o corpo move-se ao longo de uma estrada rectilínea, sempre a 20 m/s, o que significa dizer que por cada segundo de movimento o corpo percorre sempre 20 metros. Apresenta por isso Movimento Rectilíneo Uniforme.

Gráficos de Posição em função do Tempo no M.R.U.

Tendo em conta o exemplo anterior, podemos representar graficamente a posição do corpo em função do tempo.

PUB

Gráfico de Posição em função do Tempo

O gráfico obtido é uma linha recta, o que indica que o corpo percorre sempre a mesma distância para o mesmo intervalo de tempo, apresentando por isso sempre a mesma velocidade. Neste caso, em cada 2 segundos de movimento o corpo percorre 40 m.

Gráficos de Velocidade em função do Tempo no M.R.U.

É possível ainda, com base nos dados do exemplo anterior, representar graficamente a velocidade do corpo em função do tempo.

Gráfico de Velocidade em função do Tempo

Obtém-se assim uma linha recta horizontal, que nos indica que a velocidade do corpo se mantém sempre constante ao longo do tempo, neste caso 20 m/s.




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits