Aulas de Física e Química

Laboratório de Química III

A Constituição do Átomo

Segundo o modelo da Nuvem Electrónica, os átomos têm uma zona central (o núcleo) à volta da qual giram os electrões, num movimento desordenado, naquilo a que se chama de Nuvem Electrónica. Esta Nuvem Electrónica representa a probabilidade de encontrar o electrão no espaço em torno do núcleo. Quanto mais carregada for a nuvem, maior a probabilidade de um electrão passar nesse local.

PUB

As Partículas que constituem o Átomo

O núcleo do átomo é formado por neutrões e por protões, enquanto a nuvem electrónica é formada por electrões.

Como o núcleo do átomo tem protões na sua constituição, e cada protão tem carga positiva +1, então pode-se concluir que o núcleo do átomo tem carga positiva. A nuvem electrónica, como é formada por electrões, tem carga negativa.

Segundo o Modelo da Nuvem Electrónica, a carga total do átomo é sempre neutra, o que significa que a carga positiva do núcleo deve ser suficiente para anular a carga negativa da nuvem electrónica.

Exercício Resolvido

1 - Considera um átomo de Cloro (Cl) com 17 protões no núcleo e 17 electrões na nuvem electrónica. Prova que a carga eléctrica total deste átomo é neutra (0).


Resolução

Começamos por efectuar a contagem de cargas positivas e negativas:

Fazendo o balanço total das cargas:

Desta forma fica provado que a carga total do átomo de Cloro é neutra (0), pois a carga do núcleo (positiva) e a carga da nuvem electrónica (negativa) anulam-se.




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits